Não questione, apenas aceite |
Se Deus criou a Terra ou não, o governo da Escócia não quer nem saber. O que eles sabem – e decidiram por lei – é que o criacionismo está proibido de ser ensinado em escolas dentro da disciplina de Ciências, como era comum no país. A decisão é considerada uma vitória da Scottish Secular Society (SSS), que há anos luta pela mudança. “Finalmente, conseguimos chegar ao ponto de o ministro responsável declarar que o criacionismo não deve e não pode ser ensinado como uma ciência”, afirmou Paul Braterman, conselheiro científico do SSS. A instituição garante que não tem nada contra o fato de o criacionismo ser citado ou ensinado, mas sempre distante da ciência – para isso, diz ela, existem aulas de religião. Com a decisão tomada, a Escócia agora se iguala aos seus vizinhos Inglaterra e País de Gales, que também proíbem o fato de o criacionismo ser ensinado como ciência. De acordo com o governo escocês, por meio de seu porta-voz, a intenção é que os alunos sejam expostos a “questões complexas e desafiadoras que possam desenvolver seu senso crítico”.
Nota: No entanto, creio que a ideia de que o Universo (tempo, espaço, matéria) teria se originado de maneira natural, por acaso (o nada gerando tudo) continuará sendo ensinada. Também creio que a hipótese anticientífica de que a vida teria se originado espontaneamente a partir de matéria inorgânica continuará sendo ensinada em sala de aula, embora não haja evidência alguma desse “fato”. Os alunos continuarão tendo seu senso crítico desenvolvido por meio do aprendizado dessa ideias, além daquelas que ensinam que somos apenas “macacos pelados” e que informação complexa e específica surge do nada, sem necessidade de uma fonte informante. E ai daqueles que ousarem questionar isso em sala de aula! Bota senso crítico nisso! [MB]
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