Nasa anunciou e detalhou uma missão importante nesta semana. A agênciaespacial americana irá enviar uma nave não tripulada para ver se é possível haver vida em Europa.
Obviamente não estamos falando do velho continente. Europa é uma das 67 luas conhecidas do planeta Júpiter. A Nasa acredita que o satélite talvez possa suportar vida.
A possibilidade é vaga, principalmente pela falta de dados concretos que existem sobre a lua. É para corrigir este problema que a agência irá enviar aespaçonave Europa Clipper em algum momento da próxima década.
A Europa Clipper contará com nove instrumentos diferentes que farão medições enquanto a nave orbita a lua. Os instrumentos irão analisar a profundidade da camada de gelo sobre o planeta, composição química, temperaturas, entre outras informações.
“Nós acreditamos que Europa tem os ingredientes necessários para a vida”, disse Roberto Pappalardo, cientistas da equipe, ao site Vox. “Não apenas água líquida, mas provavelmente os elementos certos e energia química que permitiria a vida também.”
Europa é uma lua curiosa. Ela é uma das quatro maiores do planeta Júpiter. Foi descoberta pro Galileu Galilei em 1610. Sua superfície é de gelo. Estima-se que a camada superficial de gelo seja de profundidade entre 1,5 km até 32 km.
A temperatura do planeta é baixa. Por causa da distância do sol, a sua região equatorial (e mais quente) tem temperaturas de -162°C. As regiões polares têm temperaturas de -223°C.
Cientistas acreditam, no entanto, que por causa da gravidade exercida por Júpiter, sob a camada de gelo exista um oceano de água líquida. A estimativa é que, mesmo com tamanho muito menor do que o da Terra, Europa tenha duas vezes mais água do que nosso planeta.
Com as medições geradas pela Europa Clipper, a Nasa pretende descobrir se as águas da lua abrigam vida ou se seria ao menos possível que existisse vida por lá.
Nota: La se vai milhões num empreendimento sem futuro,se como eles mesmo disseram:"A possibilidade é vaga,principalmente pela falta de dados concretos que existem sobre a lua."Então pra que gastar milhões com isso,com tantas pessoas passando fome no mundo.Para quem poem sua fé na ciência para salvar a humanidade,parece que o seu "deus" está mais preocupado com achar vida numa lua que pode ter água(sempre ela) em forma líquida,baseada numa teoria(Naturalista),que nem se quer foi provada,depois sou eu que tenho fé.